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Dicas & Receitas

Macarrão de Abobrinha

Ótima substituta do macarrão tradicional, muito nutritiva, tem menos calorias e carboidratos além do baixo índice glicêmico. É muito rápida e prática!

Macarrão de Abobrinha

Ingredientes
  • • Abobrinha
  • • Recheio a escolha (atum, queijo cottage light, bolonhesa, molho pesto, etc)
Preparo
  • • Cortar a abobrinha com o cortador que tenha o formato juliene, ou seja, tipo espaguete, ou ainda fatiar com a faca.
    A abobrinha pode ser servida crua ou refogada rapidamente na panela.
  • • Para refogar a abobrinha, doure alho e cebola no azeite, e se desejar adicione pimenta do reino, alho poro, sal, ervas, etc.
  • • O tempo necessário para refogar é até a abobrinha murchar um pouco, já é suficiente.
Benefícios

Esta receita é uma ótima opção para substituir o macarrão tradicional, pois é bem menos calórica, com menor quantidade de carboidratos e de baixo índice glicêmico. Além de ser muito nutritiva, é uma opção prática e rápida.

Batata Assada com Casca

Substitua a batata palha ou a batata frita e até o purê de batata. A batata preparada com a casca acrescenta fibras e reduz o índice glicêmico do legume.

Batata Assada com Casca

Ingredientes
  • • Batata Inglesa
  • • Azeite extra virgem (para untar a forma e pincelar as batatas)
Preparo
  • • Lavar as batatas e cortar em cubos ou gomos e reservar.
  • • Untar uma forma com azeite
  • • Colocar as batatas na forma sem encostar umas nas outras.
  • • Regar um pouco de azeite sobre as batatas. Pode ser com um spray ou com um pincel. Não é necessário é utilizar muito azeite.
  • • Cobrir com papel alumínio e levar em forno médio pré-aquecido (200ºC).
  • • Verificar o ponto e o tempo em que seu forno deixará as batatas cozidas (aproximadamente 25 minutos).
  • • Retire o papel alumínio e espete uma batata com o garfo para ver se não está crua. Caso esteja crua ainda, deixe com papel alumínio por mais um tempinho.
  • • Assim que estiverem macias, deixe dourar no forno até formar uma casquinha, como se estivesse frita. Para dourar de todos os lados, o ideal é virar às vezes as batataas na forma.
  • • Salpique com sal e sirva ainda quentinha.
Benefícios

A batata preparada com a casca acrescenta fibras na refeição e ainda reduz o índice glicêmico do legume, que é rico em carboidrato. Esta receita substitui a batata palha ou a batata frita e até o purê de batata em cardápios.

Arroz de Couve-Flor

A couve-flor é muito rico em vitaminas e minerais, além de ser um alimento antioxidante, ou seja, que combate os radicais livres e eliminam toxinas do organismo.

Arroz de Couve-Flor

Ingredientes
  • • Couve-Flor
  • • Alho e Cebola
Preparo
  • • Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar macia, mas não muito mole.
  • • Depois de esfriar, pique bem miudinha e refogue com alho e cebola.
  • • Pode adicionar outros temperos se desejar.
  • • A aparência fica muito próxima a do arroz. Acompanha carnes e omeletes.
Benefícios

A couve-flor é um crucífero, um grupo de alimentos que inclui também brócolis e outros legumes que são muito ricos em vitaminas minerais, além de serem alimentos antioxidantes, ou seja, que combatem os radicais livres e eliminam toxinas do organismo. Esta preparação pode ser usada também para mesclar à porção de arroz, misturando-a ao arroz tradicional já pronto, diminuindo assim a quantidade de carboidrato ingerida e também o índice glicêmico da refeição.

Panqueca de Banana

Receita que não utiliza farinha de trigo, ovo e óleo, tem a linhaça como fonte de gorduras boas, fibras e proteínas, trazendo mais nutrientes para esta refeição.

Panqueca de Banana

Ingredientes
  • • 1xícara (chá) de farinha de aveia
  • • 3 bananas médias
  • • 1 xícara (chá) de água ou leite desnatado
  • • 2 colheres (chá) de linhaça
  • • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • • Mel, castanha de caju, nozes e frutas vermelhas para servir
Preparo
  • • Bata a banana, a água e a linhaça no liquidificador.
  • • Misture a farinha de aveia com o fermento. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite e coloque uma concha da massa da panqueca.
  • • Espere dois minutos e vire. Cozinhe por mais um minuto.
  • • Sirva com as castanhas picadas, mel e frutas.
  • • Ou outros recheios como pasta de amendoim, geleia de frutas, etc.
Benefícios

Esta receita de panqueca não utiliza farinha de trigo, ovo e óleo. A linhaça é rica em gorduras boas, fibras e proteínas, contribuindo com o aporte de nutrientes desta refeição. O leite pode ser substituído por água em dietas de restrição. Por ser bem prática pode ser feita no café da manhã ou lanches.